quinta-feira, 19 de abril de 2012

Desintoxicando

Não é uma doença. É muito engraçado quando a gente percebe que nosso modo de vida saudável pode ser ainda mais saudável.

Sou uma pessoa que se alimenta bem, bebe muita água, não tem nenhum tipo de vício e tem hábitos saudáveis, o que pode ser melhor do que isso? Pois é. Muita coisa.

Este sábado fui para o dia de plena atenção na SBB (Templo Budista), dormi lá e fiquei até domingo de tarde. Tentei meditar várias vezes no sábado e domingo, mas tive muita dificuldade. Foi então que pensei sobre uma coisa que tinha sido falada em uma palestra.

“Como você está vivendo?” A princípio pensei que estava muito bem. Hábitos saudáveis, sigo os preceitos, mas então percebi que eu estava muito ligada aos prazeres sensoriais. Estou comendo demais, um pouco sedentária, gasto muito dinheiro com lanchinhos deliciosos, porém dispensáveis, e o mais importante de tudo, tenho passado dias inteiros no computador e na TV de forma não saudável.

Fiquei viciada em joguinhos de defender território e de fazer trincas. Saía de um para o outro sem nem avaliar mais que jogo era aquele que eu estava abrindo, abria pelo simples fato de não saber mais o que fazer se não estivesse jogando aquilo. Enquanto jogava assistia TV (ou ouvia, porque estava olhando pro jogo). Viciada em telecine, passava de um para o outro, assistindo filmes que já vi pelo simples fato de não estar passando nada melhor, simplesmente esqueci o que eu sempre soube, que eu tenho o poder de desligar a TV a qualquer momento.


Percebi que não estava sendo saudável, e foi fácil reverter o quadro enquanto estava na SBB. Na verdade continuou sendo fácil em casa. Faço coisas mais saudáveis ou pelo menos não tão repetidamente no computador, não tenho ficado com o facebook aberto, só entro, vejo e saio, não vejo TV a 6 dias, ando praticando mais yoga e meditação (que eu tinha praticamente deixado de lado a umas 2 semanas) e ando comendo mais frutas.

Percebi que eu estava dando pouca atenção aos meus gatos, que estava acumulando livros que eu quero ler e tenho que devolver pros seus donos, e que meu quarto estava uma bagunça quase inabitável.



Resolvi fazer esse processo de desintoxicação de PC/TV. Dar mais atenção a mim e às cosias que andava negligenciando. Posso garantir uma coisa, estou me sentido bem melhor. Recomendo para todos.
Bjim